03 setembro, 2008

Paissandu




Inovação não deve significar fim de tradição.


Esta roda-viva que é o mundo vem trazendo cada vez mais inovações... e levando tradições. Foram realizadas neste final de semana as últimas sessões de filmes do Cine Paissandu, localizado no Flamengo. O Paissandu foi responsável, ao lado do Odeon, pela formação de toda uma geração de cinéfilos cariocas. Os freqüentadores do espaço puderam despedir-se deste com uma maratona de clássicos que iam desde Bergman até Bertolucci.

Minha maior lembrança no local foi ter assistido a película "Sangue Negro", de Paul Thomas Anderson, com atuações formidáveis de Daniel Day-Lewis e Kevin J. O'Connor. O charme do cinema e a sua grande sala encantaram-me e refletem bem como eram os cinemas de antigamente.

O Grupo Estação, que gerencia o Cine Paissandu, aduz que não tem como mantê-lo em funcionamento por ser economicamente inviável (só possui uma sala). Além disso, o proprietário teria pedido o imóvel. Os amantes do cinema compareceram em peso e aproveitaram para colher assinaturas para impedir que a sala, inaugurada em 1960, seja fechada. Estou esperançoso para que este acontecimento tenha um bom desfecho e não converta mais um cinema em igreja ou galeria.

Nenhum comentário:

 
BlogBlogs.Com.Br diHITT - Notícias