19 setembro, 2009

O fator Marina da Silva


2010 se aproxima e as lideranças nacionais começam a movimentar suas peças no xadrez da política nacional. O PT tenta alavancar a candidatura de Dilma Rousseff, a toda-poderosa ministra da Casa Civil. Dilma tem como pontos fortes sua forte militância no período ditatorial, sua passagem destacada por méritos técnicos e gerenciais como ministra das Minas e Energias e posteriormente, Casa Civil, e a astronômica popularidade do presidente Lula. Porém, os último escândalo envolvendo diretamente seu nome a uma suposta pressão sobre uma secretária da Receita Federal (Lina Vieira) para que "apressasse" investigações nas empresas do grupo Sarney, fez com que fosse vista com outros olhos perante a opinião pública. O governo tem uma última chance nos próximos meses para melhorar a imagem de sua candidata à sucessão, apagando a imagem de autoritária e trazendo novamente a Dilma eficiente e técnica.

Ainda na situação, tem-se o nome de Ciro Gomes (PSB). Mais conhecido nacionalmente e com um discurso afinado, Gomes tenta mostrar à base aliada que é o nome com mais condições para enfrentar um adversário tucano. Tem como pontos fortes ser nordestino, ter disputado por duas vezes a presidência (3º lugar em 1998 e 4º lugar em 2002), e ser um candidato capaz de convergir simpatizantes tanto da esquerda socialista, quanto da direita conservadora. No entanto, seus pontos mais fracos são suas próprias atitudes, pois demonstra ter uma personalidade agressiva e temperamental, tendo em seu passado atitudes oportunistas e paradoxais, lembrando muito o ex-presidente Fernando Collor. Gomes aposta na não decolagem da candidatura de Dilma, para que assim firme-se como o candidato à sucessão do presidente Lula.

Já a oposição tucana aparece com uma dificuldade de escolha não por não ter um nome certo para apresentar, mas sim por ter dois: José Serra e Aécio Neves. Serra tem uma biografia impecável, foi prefeito e governador de SP, destacado ministro da Saúde de FHC, e dos candidatos é o que apresenta menor índice de rejeição. Conhecido nacionalmente e com forte popularidade no estado mais rico e populoso da nação, Serra tem como fraquezas sua suposta falta de carisma e sua idade (terá 68 anos em 2010). Já o mineiro Aécio Neves vem de uma família tradicional na política e levou às Minas Gerais uma forte administração marcada por um excelente choque de gestão político-administrativa. Enxugou a máquina pública, fomentou o plano de carreiras, fez parcerias público-privadas e teve como resultados uma drástica mudança no governo de Minas Gerais, que hoje é um dos estados exemplares em se tratando de gestão. Além de seu vistoso governo em MG, Aécio tem como pontos fortes a sua capacidade de agregar, seu carisma e sua influência. Já seus pontos fracos vão desde a própria cúpula paulista tucana até seu suposto controle da imprensa mineira, tido como perigoso e opressor por muitos.

Corre paralelo o lançamento pelo PV da dissidente petista Marina Silva, que vem como uma candidata alternativa que busca quebrar a hegemonia tucano-petista dos últimos 16 anos. Marina foi ministra do Meio Ambiente no governo Lula e é senadora pelo Acre. Tem em sua história uma biografia de dificuldades, vitórias e perseverança, com influências de Chico Mendes, dentre outros. Ideologista, traz o desenvolvimento sustentável à tona, chamando a atenção e olhares para um problema pouco discutido nas últimas campanhas presidenciais. A candidata verde vem como uma incógnita, mas certamente "tirará" votos da base aliada e terá como simpatizantes boa parte da esquerda socialista, porém há grande risco de que com Marina se repita o que aconteceu com Cristovam Buarque em 2006 (o candidato veio com um discurso repetitivo e deveras cansativo, chamando a atenção para um grave problema nacional, mas não necessariamente arrematando votos).

Acredito que nesta eleição o fator Marina da Silva é um ponto decisivo e se vir com uma política bem coordenada, podemos ter no Brasil um processo semelhante ao que aconteceu com Barack Obama nos EUA. Esperemos pra ver!

Nenhum comentário:

 
BlogBlogs.Com.Br diHITT - Notícias