26 fevereiro, 2009

Monólogo de Orfeu




Mulher mais adorada!
Agora que não estás, deixa que rompa
O meu peito em soluços! Te enrustiste
Em minha vida; e cada hora que passa
É mais por que te amar, a hora derrama
O seu óleo de amor, em mim, amada...
E sabes de uma coisa? Cada vez
Que o sofrimento vem, essa saudade
De estar perto, se longe, ou estar mais perto
Se perto, – que é que eu sei! Essa agonia
De viver fraco, o peito extravasado
O mel correndo; essa incapacidade
De me sentir mais eu, Orfeu; tudo isso
Que é bem capaz de confundir o espírito
De um homem – nada disso tem importância
Quando tu chegas com essa charla antiga
Esse contentamento, essa harmonia
Esse corpo! E me dizes essas coisas
Que me dão essa força, essa coragem
Esse orgulho de rei. Ah, minha Eurídice
Meu verso, meu silêncio, minha música!
Nunca fujas de mim! Sem ti sou nada
Sou coisa sem razão, jogada, sou
Pedra rolada. Orfeu menos Eurídice...
Coisa incompreensível! A existência
Sem ti é como olhar para um relógio
Só com o ponteiro dos minutos. Tu
És a hora, és o que dá sentido
E direção ao tempo, minha amiga
Mais querida! Qual mãe, qual pai, qual nada!
A beleza da vida és tu, amada
Milhões amada! Ah! Criatura! Quem
Poderia pensar que Orfeu: Orfeu
Cujo violão é a vida da cidade
E cuja fala, como o vento à flor
Despetala as mulheres - que ele, Orfeu
Ficasse assim rendido aos teus encantos!
Mulata, pele escura, dente branco
Vai teu caminho que eu vou te seguindo
No pensamento e aqui me deixo rente
Quando voltares, pela lua cheia
Para os braços sem fim do teu amigo!
Vai tua vida, pássaro contente
Vai tua vida que estarei contigo!
Vinícius de Moraes

Foto - Créditos: Cristina Carriconde
http://www.flickr.com/people/ccarriconde/

18 fevereiro, 2009

A corrupção na política brasileira



Atingida, seja diretamente, ou por omissão! Assim sente-se boa parte da classe política em função da última entrevista concedida pelo senador Jarbas Vasconcelos (PMDB-PE) à Revista Veja. Jarbas criticou duramente os partidos políticos, afirmando que estes estão mergulhados na corrupção e no clientelismo e mostrou-se indignado, declarando que seu partido "é um partido sem bandeiras, sem propostas, sem norte e no qual boa parte quer mesmo é corrupção". Vasconcelos e Pedro Simon (PMDB-RS) fazem parte de uma ala do PMDB que não está alinhada ao governo Lula; ele rompeu com o governo após os primeiros indícios que deram origem ao escândalo do Mensalão em 2005.

O PMDB hoje é o partido com maior número de governadores, deputados federais, senadores, prefeitos e vereadores, mas em seu quadro de filiados não há um nome sequer que demonstre ter condições políticas de disputar a presidência da república. Mesmo assim, imenso, o partido não demonstra disposição alguma para discutir com suas bases partidárias uma linha ideológica a ser seguida, e abstem-se desta discussão, pois prefere barganhar ministérios e verbas aliando-se ao governo federal.

É senso comum que o governo federal, sem o PMDB, torna-se inviável... não age, nem reaje. O governo Lula, montado na popularidade de seu líder, deveria ter aproveitado a oportunidade de formular/apresentar uma reforma política que atacasse os males crassos que impregnam as raízes mais profundas do regimento político brasileiro. Somos uma república e o chefe de estado/governo deveria interagir de maneira republicana com o Congresso Nacional, e este deveria ser soberano, legislar (e não deixar que o poder executivo o faça), cumprindo o dever de representar os mais diversos setores da sociedade. Faltam ideologia, fidelidade, moralidade, dever cívico e bom senso; sobram falcatruas, clientelismo, mal-caratismo, corrupção e muito mais. Falta DEVER REPUBLICANO.

"A República não precisa de fazer-se terrível, mas de ser amável; não deve perseguir, mas conciliar; não carece de vingar-se, mas de esquecer; não tem que se coser na pele das antigas reações, mas que alargar e consolidar a liberdade."
Ruy Barbosa

Crítica ao jornal eletrônico "Edição de Notícias"



Extraído da crítica enviada ao site em 18/02/2009

Como já dizia o "Águia de Haia" (Ruy Barbosa): "a imprensa é o dever da verdade".
Há muito tenho acompanhado este correio de notícias regionais, pois interesso-me pelos assuntos cotidianos referentes à localidade que é meu berço e parte da história da minha família. Sei bem que adotamos o regime democrático, e é natural que sejamos livres para expressar e formar opiniões, pois existem infinitas minorias, que somadas formam a miscigenação racial e intelectual que é o povo brasileiro. Pois bem, venho aqui "dar minha cara a tapa" para criticar severamente o site Edição de Notícias, não simplesmente por considerá-lo tendencioso (está explícito que o é, e tem o direito ser), mas sim por enxergar nitidamente as relações mancomunadas e obscuras que este tem com determinadas classes políticas. Seus editores, não contentes em receber por debaixo e por cima do pano, perseguem ferozmente variados setores da sociedade, seguindo orientação de seus sustentadores. Não debatem, incriminam, não averiguam os fatos, mas julgam, não estudam, maqueiam. Ah, e tanto há para criticar... há muito o que cobrar!

Coxim e região tem uma série de problemas históricos que merecem uma reflexão mais profunda, um debate mais amplo, e certamente uma cobrança e fiscalização mais vorazes. Será que não é chegada a hora de termos uma imprensa mais comprometida e menos alienada? Não é de hoje que temos um jornaleco servindo de interesse à uma classe política; com o Kohl foi (é) assim, com o Mochi também. Há tempo para mudanças, todos devemos amadurecer, nunca é tarde para darmos uma repaginada em nossas vidas e mudarmos para um caminho melhor. Finalizo, deixando uma citação daquele a quem rebusquei e me inspirei para começar esta crítica: "A imprensa é a vista da nação. Por ela é que a nação acompanha o que lhe passa ao perto e ao longe, enxerga o que lhe malfazem, devassa o que lhe ocultam e tramam, colhe o que lhe sonegam, ou roubam, percebe onde lhe alvejam, ou nodoam, mede o que lhe cerceiam, ou destroem, vela pelo que lhe interessa, e se acautela do que ameaça."
 
BlogBlogs.Com.Br diHITT - Notícias